21/JUN: São Luís Gonzaga sj (1568 - 1591), padroeiro da juventude...

Luís Gonzaga nasceu em Mântua, Itália e, como primogênito do Marques de Ferrante de Castiglione, frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza: Corte dos Médici/Florença, dos Mântua, dos Hasburgos/Madri e estava predestinado a ser rico e poderoso como os de sua família. E assim foi, pois aos 13 anos de idade Luís era pajem do rei da Espanha. Ele foi predeterminado pela família para seguir os passos de seus antepassados...

Mas Deus é imprevisível e para surpresa de todos o jovem Luís optou pela vida religiosa na Companhia de Jesus (Jesuítas), derrubando por terra os interesses depositados pelo pai. Este ficou furioso e o colocou em situações embaraçosas, esperando vê-lo sucumbir nos seus desejos vocacionais. O jovem Luís não desistiu da sua vocação, renunciou à herança da família (nobreza, poder, dinheiro...) e entrou no noviciado dos jesuítas em Roma. Tinha 17 anos de idade!

Pouco tempo depois, aos 23 anos de idade, foi contagiado pela peste que atingiu à população pobre de Roma. Morreu solidário com os doentes pobres.

Luís Gonzaga foi beatificado em 1604 e a sua mãe, ainda viva, participou emocionada dessa cerimônia. Foi canonizado em 1726 e, desde então, é o padroeiro da juventude.

Hoje, a nossa juventude tem outros ídolos que brincam e acabam com ela. Astros da música, jogadores de futebol, artistas de novelas... Num piscar de olhos todos são constantemente eliminados e substituídos...

São Luís Gonzaga, rogai a Deus pela nossa juventude!

Uma pergunta: A que você renuncia para seguir Jesus?
Volver arriba