Atenção: As Olimpíadas vão começar... (Cf. R. Machado - IHU)
Hoje a noite, 20h, é a abertura oficial das Olimpíadas Rio/2016, no Maracanã. Tudo está pronto ou quase pronto... Mais de 11 mil atletas disputarão 306 medalhas de ouro em 42 modalidades.
A pira olímpica, no largo da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, será acesa e se transformará no novo e temporário cartão postal carioca. 85 mil soldados e policiais nas ruas buscam garantir a sensação de segurança dos turistas que devem visitar a cidade maravilhosa, ao mesmo tempo que geram grande temor e terror nas populações mais empobrecidas.
Rio de Janeiro está bonito e seguro. Por quanto tempo?
Estimativas apontam que a olimpíada custou aos cofres públicos mais de R$ 39 bilhões. Enquanto a burra de dinheiro para os jogos permanece aberta, a niqueleira da saúde pública esvazia-se. A situação do antedimento do SUS é caótica. Em março/2016, os 9.700 pacientes renais do município quase tiveram o tratamento de hemodiálise suspensos, por falta de pagamento às clínicas que o realizavam.
Em junho/2016, o governo do Estado do Rio de Janeiro decretou Calamidade pública, devido ao déficit nas contas da saúde, educação, segurança pública e transporte. A estratégia política e jurídica abriu caminho para o Estado receber ainda mais recursos da União para não "inviabilizar" a realização dos jogos.
Dois dias antes da abertura dos jogos, dia 03/AGO/2016, o transporte público piorou. Enquanto os voluntários dos jogos se deslocavam do Parque Olímpico em direção às suas residências, em confortáveis e espaçosos vagões com bancos vazios, os demais trabalhadores da metrópole, empregados e serventes de pedreiros, acotovelavam-se para garantir um espaço em um dos trens das demais linhas do metrô.
Diariamente, 850 mil cariocas espremem-se no transporte público.
O sonho olímpico de uma Baia da Guanabara limpa, naufragou. A expectativa de despoluir 80% da baía não eram realistas. Às vésperas dos jogos, o secretário do Ambiente do estado trouxe dados mais realistas sobre a situação atual.
Os Jogos Olímpicos começam hoje e os olhos dos mundo estão voltados para nós. Os turistas desfrutarão da beleza natural encantadora do Rio e de uma cidade de arquitetura notável. Alguns rezarão para que tudo dê certo e o Cristo Redentor nos proteja dos ataques terroristas. Nos subúrbios, onde o terror nunca acaba, haverá quem reze para que a violência institucional respeite à população marginalizada.
Hoje começam as Olimpíadas e muitos de nós torcemos para que tudo dê certo para todos!
Uma pergunta: E você o que sente diante deste evento?