Dia 14/JUN: Bem-aventurada Nhá Chica de Baependi/MG (1810-1895)...

Nhá Chica foi beatificada no dia 4/MAI/2013, em Baependi/MG. Filha livre de uma ex-escrava, passou seus dias aconselhando e cuidando dos que procuravam sua ajuda. O povo que a conheceu a chamava de Mãe dos pobres!

Francisca de Paula de Jesus, era o seu nome, nasceu em 1810, em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de S. João del Rei/MG. Aos 8 anos migrou, com a mãe Isabel e o irmão Theotônio Pereira do Amaral, para Baependi/MG e, pouco depois, ficaram órfãos.

A senhora (Nhá) Francisca nunca se casou, analfabeta, mas com fama de santa passou a viver reclusa em sua casinha dedicando-se às orações e recebendo pessoas para aconselhá-las. Ela tinha o dom do conselho!

Theotônio, irmão mais velho de Nhá Chica, se casou, mas não deixou herdeiros. Quando ele morreu, em 1861, deixou Nhá Chica como herdeira.

Em 1865, Nhá Chica usou o dinheiro da herança para construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição no terreno herdado, e o que sobrou o distribui entre os pobres.

Apesar de viver em reclusão, no dia da abolição da escravatura, 13/MAI/1888, pela Lei Áurea, ela se juntou ao povo da cidade para comemorar a conquista.

Mineira, mulher do povo e de raça negra, Nhá Chica viveu para Deus e morreu, em odor de santidade, no dia 14/JUN/1895.

A capela de Nossa Senhora da Conceição construída por ela foi demolida em 1940, para fazer um santuário maior e colocar nele seus restos mortais.

No dia 4/MAI/2013, o cardeal Ângelo Amato, delegado do Papa Francisco presidiu a cerimônia de beatificação. Também estiveram presentes Bispos, padres, religiosos e religiosas, o Governador de Minas Gerais e até a Presidente Dilma Roussef; mais de 50 mil pessoas participaram desse evento eclesial e mineiro num município que não chega aos 20.000 habitantes!

Bem-aventurada Nhá Chica fazei que possamos partilhar melhor o que somos e temos.
Volver arriba