Dia 2/AGO: São Pedro Fabro SJ (1506-1546), apóstolo da Europa...
A prática adotada foi a da canonização “extraordinária”, isto é quando o Papa reconhece a santidade de um servo de Deus baseado na história de sua vida. O Pe. Fabro foi modelo de espiritualidade, de vida sacerdotal e um dos referenciais do Papa Francisco no modo de governar a Igreja, pois privilegiava também a alegria e a misericórdia.
O Pe. Fabro, pela sua bondade e inteligência, foi modelo de dialogo com todos, incluso com os mais distantes da Igreja. Piedade simples, disponibilidade imediata, discernimento apostólico lhe permitiram aproximar-se fraternalmente de muitas pessoas e tomar decisões inclusivas para todos.
Fabro nasceu na França, 1506, no seio de uma família camponesa e devota. Aos 19 anos ingressou na Universidade de Paris, compartilhando o quarto com outros dois estudantes que posteriormente também serão santos: Francisco Xavier e Inácio de Loyola. Mais tarde, ele fez os Exercícios Espirituais com Inácio de Loyola, fazendo-se companheiro de apostolado e discípulo. Com o passar do tempo, foi considerado o melhor orientador espiritual que a jovem Companhia de Jesus possuía.
Fabro foi um missionário itinerante incansável. Francisco Xavier na Índia, Anchieta no Brasil, Fabro na Europa... Excelente amigo, teólogo exímio e homem de Deus. Suas palavras estavam sempre cheias da ternura do Evangelho...
Fabro morreu em Roma e sua memória é celebrada no dia 2/AGO.
Em boa hora a Igreja, por meio do Papa Francisco, o reconheceu como santo. O tempo lhe fez justiça para grande alegria nossa.