Dom Luciano Mendes de Almeida foi uma figura impar, e que marcou brilhantemente a Igreja no Brasil. Ele teve uma atuação extraordinária que o projetou em toda a América Latina e em diversos países da Europa, especialmente na Itália. Figura admirável: inteligente, memória prodigiosa, homem cheio de qualidades, mas sem dúvida alguma, o traço mais marcante de dom Luciano foi sua caridade.
Ele foi nomeado bispo Auxiliar de S. Paulo, pelo Papa Paulo VI, e depois Arcebispo de Mariana, por João Paulo II. Ele exerceu diversos mandatos na CNBB: Secretário Geral (1979-1988) e Presidente (1987-1995).
O lema episcopal de D. Luciano: In nomine Jesu.
O legado principal do seu ministério foi sempre o amor, o amor a todos. Inesquecível aquela sua frase:
Em que posso ajudar?... E já
moribundo repetia: Cuidem dos pobres, não se esqueçam dos pobres...
Servidor dos humildes, dos pequenos e dos marginalizados... Ele foi um dos iniciadores da Pastoral do Menor no Brasil...
Como bom jesuíta, D. Luciano foi fidelíssimo ao Santo Padre, embora incompreendido pela Cúria Romana que o tinha como um bispo rebelde e de esquerdas. Era puro evangelho de Jesus!
Ele faleceu no dia 27/AGO/2006.No dia 27/AGO/2014, tempos do Papa Francisco, a Congregação para a Causa dos Santos autorizou o início do processo de sua beatificação. Os que o conhecemos dizíamos que ele era um santo.
Louvado seja Deus por este nosso irmão fidelíssimo à Igreja e que tanto lutou pelos Direitos Humanos...