Encontro do Papa com os bispos luteranos...

O que esperar do encontro do dia 31/OUT, entre o Papa Francisco e os representantes das Igrejas luteranas na Suécia? Não é mais uma visita fraterna, mas o fim da separação das nossas igrejas! Isso todos esperamos...

Passaram-se 500 anos daquele dia em que o monge agostiniano Martinho Lutero fixou, sobre a porta da catedral de Wittenberg, suas 95 teses, 31/OUT/1517, e que dividiram gravemente à Igreja católica.

Foram tempos infindos de rivalidades, guerras e torturas de ambas as partes. A radicalização religiosa cortou o diálogo e a fraternidade. Como esquecer a noite de São Bartolomeu, 24/AGO/1572, quando 23 mil huguenotes (protestantes franceses) foram traídos e massacrados em Paris e em outras cidades da França?

Esperamos que no próximo dia 31/OUT esta interminável divisão seja historicamente superada. Todos perdoando todos, pois todos pecamos. Perdão a Lutero e aos seus descentes. Perdão ao Papa e à Igreja católica... Oxalá reforcemos nossa fraternidade, pois temos o mesmo batismo e o mesmo Senhor Jesus.

Ritos e liturgias poderão ser distintos ou parecidos, mas a fraternidade deverá ser oficialmente selada. Fraternidade que, provavelmente chegará aos anglicanos e, num futuro próximo também aos ortodoxos.

Todos os católicos e protestantes estão de acordo com isto? Provavelmente não, mas a maioria sim. Chegou a hora, tão esperada, de viver uma Igreja na diversidade reconciliada.

Desde já rezo para que isso aconteça. E você?
Volver arriba