Só Jesus salva...
Como fazer, pois, do V centenário da Reforma protestante, celebrado em 2017, uma ocasião de graça e de reconciliação para toda a Igreja, e não apenas para os irmãos separados?
O Espírito Santo nos insere na plena verdade da pessoa de Cristo, e nos ilumina sobre a maneira pela qual a salvação nos chega. Somos justificados, salvos, pela fé em Jesus, o Cristo.
A tese da justificação pela fé, e não pelas 'boas' obras, outrora campo de batalha entre católicos e protestantes, parece superado. Todos sabemos que salvação não é pelas nossas obras, mas é dom e graça do bom Deus que nos chega por Jesus.
A doutrina da justificação gratuita pela fé é a mensagem central do Evangelho de Cristo, contido já na palavra “Evangelho”, boa notícia.
O Papa Francisco tem se mostrado diligente e criativo nessa proximidade fraterna com os luteranos e anglicanos. Sigamos, pois, os seus passos.
A justificação gratuita pela fé em Cristo deve ser pregada hoje por toda a Igreja, e com mais vigor do que nunca. Não em oposição às “obras”, mas em contraste com a pretensão do homem pós-moderno de 'auto salvar-se' pelo seu conhecimento, tecnologia ou psicotrópicos. Quem nos salva é só JESUS!
Jesus morto e ressuscitado é o coração da nossa mensagem.