12/OUT: Nossa Senhora Aparecida...
Nossa Senhora Aparecida, é a forma como carinhosamente a Mãe de Jesus é chamada no Brasil, país do qual é a padroeira. A festa em sua honra é celebrada no dia 12/OUT, feriado para os brasileiros desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, e a quarta igreja mariana que recebe mais visitas no mundo, com a incrível capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.
A história de Nossa Senhora aparecida é muito singela. Os fatos foram registrados em 1743, e em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá. A imagem apareceu em outubro de 1717, e foi assim:
Dom Pedro de Almeida (governante da capitania de São Paulo e Minas, Conde de Assumar) devia passar por Guaratinguetá/SP. A população organizou uma festa para recebê-lo. Para preparar a comida, pescadores foram ao rio Paraíba, para pescar. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus, pois não conseguiam nada. Já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltava-lhe a cabeça... Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre.
Após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá emocionados com o que presenciaram. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres posteriores.
A imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos. Ali, os amigos e vizinhos se encontravam para rezar. Graças e mais graças começaram a acontecer.
O vigário da cidade de Guaratinguetá resolveu construir uma capela no morro dos Coqueiros. As obras terminaram em julho de 1745. A quantidade de romeiros que visitavam a imagem aumentava dia-a-dia. Por isso, em 1834, deram início às obras da igreja que é conhecida hoje como Basílica Velha. Ela era bem maior que a capela e foi consagrada no dia 8/DEZ/1888.
No dia 6/NOV/1888, a Princesa Isabel ofereceu à santa uma bela coroa feita de ouro, rubis e diamantes.
Posteriormente, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil (16/JUL/1930) e em 1980, uma Lei federal decretou o dia 12 de outubro feriado nacional.
Em 1967, na festa dos 250 anos desta devoção mariana, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a Rosa de Ouro, gesto repetido pelo Papa Bento XVI em 2007, por ocasião de sua Viagem Apostólica ao país.
O fenômeno de Aparecida é impressionante. O número de romeiros cresce sem parar.
A igreja tem 168m de largura e 173m de comprimento. Suas naves chegam até 40m de altura, e a cúpula central alcança 70m de pé direito. É uma obra impressionante. Ultimamente, o artista plástico Cláudio Pastro embelezou a basílica com mosaicos, pinturas e outras obras de arte.
Nossa Senhora Aparecida rogai a Deus por todos nós.