O poder do amor que não se desvia de nada… In memoriam Jürgen Moltman e a vulnerabilidade de Deus

Jürgen Moltman
Jürgen Moltman

"Acordo hoje com uma notícia por um lado triste, mas por outro carregada de gratidão e esperança. Aos 98 anos morreu o grande teólogo alemão Jürgen Moltmann … Sua obra me atraiu desde os estudos de graduação em Teologia"

"O encontro com a fé cristã mais profunda, onde nasce sua vocação teológica brota na Bélgica, em um dos campos de concentração que os aliados vitoriosos mantinham com prisioneiros alemães"

"A meu ver, entre tantas contribuições que deixou na teologia contemporânea, a mais importante é a da fé na vulnerabilidade de Deus. Seu livro 'O Deus Crucificado' resgata a cruz de Cristo como chave de compreensão do mistério do Deus"

"O Deus da Revelação não é um absoluto silencioso e distante … Trata-se de um Deus vulnerável, com entranhas de misericórdia que vibram como cordas musicais ao ritmo das dores humanas"

"Para a teologia latino-americana essa reflexão foi de fundamental importância … Desde aí vem seu poder: o poder do amor que não se desvia de nada e traz a esperança como futuro para a humanidade e a criação. E este poder garante que nada se perde"

"Jürgen Moltmann com sua teologia deixou marca real e profunda no discernimento daquela comunidade que deu a vida pelos mais vulneráveis daquele país"

Acordo hoje com uma notícia por um lado triste, mas por outro carregada de gratidão e esperança. Aos 98 anos morreu o grande teólogo alemão Jürgen Moltmann. Nascido em Hamburgo em 1926 Moltmann fechou os olhos em Tübingen ontem, dia 3 de junho de 2024, Pensava estudar física e matemática, porém a subida do nazismo e a segunda guerra mundial mudaram seus planos. Alistou-se nas Forças Aéreas Auxiliares, mas foi obrigado a integrar a infantaria alemã em 1944. Em 1945, ciente do fim da guerra e da derrota do nazismo, rendeu-se ao primeiro soldado inglês que viu em um bosque sem haver disparado uma só bala.

El viaje de tus sueños, con RD

O encontro com a fé cristã mais profunda, onde nasce sua vocação teológica brota na Bélgica, em um dos campos de concentração que os aliados vitoriosos mantinham com prisioneiros alemães. Completamente desiludido com seu país e com a ideologia que o destruíra distribuía fotos dos horrores de Auschwitz para que os mais jovens tomassem consciência do que ali acontecia. Um capelão estadunidense lhe deu de presente o Novo Testamento e os Salmos. Moltmann passou a participar de um grupo de cristãos e sentiu que, mais do que encontrar a Jesus Cristo, fora encontrado por ele. Sua vocação teológica foi consequência desse encontro.

Jurgen Moltmann con jóvenes feligreses en 1954.

Voltando a Hamburgo, procurou como formar-se em teologia e o fez em Göttingen, sob a orientação dos discípulos do grande teólogo Karl Barth. Foi muito influenciado pelo livro de Ernst Bloch, “O princípio esperança”. Começou a ensinar teologia e depois produziu inúmeras obras que marcaram definitivamente a teologia cristã do Ocidente e de maneira muito especial, a América Latina. Esteve casado com a teóloga alemã Elizabeth Moltmann Wendel por mais de 60 anos e com ela teve quatro filhas.

Tive a graça de encontrar e conversar com esse homem cheio de saber, simplicidade e simpatia em duas ocasiões das inúmeras em que esteve no Brasil. Sua obra me atraiu desde os estudos de graduação em Teologia. A várias delas li, com várias delas me formei. E sobretudo ensinei e orientei trabalhos acadêmicos sobre sua obra em nível de mestrado e doutorado.

"Sua obra me atraiu desde os estudos de graduação em Teologia"

A meu ver, entre tantas contribuições que deixou na teologia contemporânea, a mais importante é a da fé na vulnerabilidade de Deus. Seu livro “O Deus Crucificado” resgata a cruz de Cristo como chave de compreensão do mistério do Deus cristão e demonstra que os sofrimentos da humanidade que parecem sem sentido são abraçados a partir de dentro pelo Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Essa revelação atinge seu ponto álgido na narrativa da Paixão, onde entregando o Filho, o Pai se entrega também e envia o Espírito que abre o futuro e torna possível a esperança.

Em dois livros posteriores, “Trindade e Reino de Deus“ e “O caminho de Jesus Cristo”, o teólogo de Tübingen aprofunda essas reflexões. O Deus da Revelação não é um absoluto silencioso e distante em um céu abstrato, que não se envolve com as angústias e desejos humanos. Pelo contrário, trata-se de um Deus vulnerável, com entranhas de misericórdia que vibram como cordas musicais ao ritmo das dores humanas. Os horrores por ele presenciados durante a guerra se transfiguram nessa teologia que apresenta um Deus vulnerável e apaixonado, que assume a dor do mundo juntamente com suas criaturas, realizando assim a salvação.

O Caminho de Jesus Cristo. Cristología em Dimensões Messiânicas |  Amazon.com.br

"O Deus da Revelação não é um absoluto silencioso e distante … Trata-se de um Deus vulnerável, com entranhas de misericórdia que vibram como cordas musicais ao ritmo das dores humanas"

Para a teologia latino-americana essa reflexão foi de fundamental importância. A Igreja do continente que procurava caminhos para viver a opção pelos pobres através de uma maior inserção junto às vítimas da injustiça e da opressão dialogou fecundamente com o teólogo alemão. Entre eles, Jon Sobrino que escreveu uma Cristologia a partir das vítimas foi talvez o mais influenciado por Moltmann. Igualmente Leonardo Boff e outros foram grandes interlocutores seus nas buscas de novos caminhos para pensar e comunicar o mistério de Deus no exercício teológico.

Diante do mal no mundo, diante do indizível sofrimento de tantas e inumeráveis vítimas, Deus não age estrepitosamente. Mas abraça e assume tudo isso por dentro. O que não é assumido não é redimido. Tudo foi assumido, portanto tudo está redimido. Qualquer outra explicação sobre qual é o lugar de Deus quando o justo sofre, quando o inocente é torturado, nas próprias palavras do teólogo, “o transformaria em um demônio”. Por outro lado, se Deus está com e na vítima que sofre injustamente, assegura-lhe a salvação e o triunfo sobre o algoz. E anuncia para um mundo sofredor que não há nada que esteja fora de Deus, uma vez que Deus abraçou e assumiu tudo por dentro. Desde aí vem seu poder: o poder do amor que não se desvia de nada e traz a esperança como futuro para a humanidade e a criação. E este poder garante que nada se perde: nem uma lágrima, nem uma dor, já que Deus mesmo as chorou e as sentiu em sua paixão e cruz.

Jürgen Moltmann |

"Jürgen Moltmann com sua teologia deixou marca real e profunda no discernimento daquela comunidade que deu a vida pelos mais vulneráveis daquele país"

Um sinal sensível, sacramental, da influência de Moltmann na teologia latino-americana apresenta comovente visibilidade quando do massacre da comunidade jesuíta em El Salvador. No quarto de uma das vítimas, o Pe. Segundo Montes SJ, foi encontrado o livro de Moltmann em espanhol, “El Dios Crucificado”, manchado do sangue derramado no martírio da caridade pelos pobres do pequeno país da América Central. O livro se encontra hoje em exibição juntamente com outras relíquias como os paramentos com os quais Monsenhor Romero foi assassinado durante a celebração da missa. Jürgen Moltmann com sua teologia deixou marca real e profunda no discernimento daquela comunidade que deu a vida pelos mais vulneráveis daquele país.

Deus acolhe nesse momento seu servo fiel e dedicado. Que descanse em paz e interceda por nós. A glória que vislumbrou na face do Deus Crucificado agora brilha plenamente para ele enquanto o abraça na vida plena e sem fim. Damos graças a Deus por sua vida e seu legado.

Volver arriba