Hoy, dia 3/MAI, um grupo de cardeais e bispos alemães se reune no Vaticano com membros da Cúria Romana para analisar se conjugues não católicos, de matrimônios mistos (um católico e outro luterano) podem comungar nas missas católicas.
A Conferência Episcopal alemã, já aprovara e fevereiro essa possibilidade.
A delegação alemã está composta por pessoas de grande categoría inteletual e moral: Cardeal Marx, cardeal Woelki; bispos de Münster, de Speyer... Presidente e o vive presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal alemã; presidente da Comissão para o Ecumenismo da Conferência Episcopal alemã, e o Secretário geral da Conferencia Episcopal... Todos pesos pesados em teologia e ecumenismo!
Por parte da Cúria participarão: Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Luis Francisco Ladaria Ferrer SJ, e o presidente do Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristãos, cardeal Kurt Koch.
Essa convocação se deu por que um mês depois, 7 bispos alemães escreveram à Congregação para a Doutrina da Fe e ao Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos para solicitar uma aclaração sobre este assunto, entre os quais se encontrava o cardeal Woelki.
Os bispos perguntavam se uma decisão de tamanha importância podia ser tomada por uma Conferencia episcopal só ou devia ser adotada por toda a igreja. Pergunta pertinente!
A Eucaristia é para todos os cristãos ou apenas para os católicos? A mesa eucarística une TODOS os cristãos? O que você pensa?