Padre Alonso Barzana SJ (1530-1597)...

Na sua viagem ao Chile e ao Perú, no início do ano, o Papa Francisco falando aos jesuítas lembrou do Pe. Alonso Barzana (Bar Shana, descendente de judeus?). Mas, quem foi esse grande e para nós desconhecido missionário?

O Padre Alonso Barzana (*1530/Espanha) entrou na Companhia de Jesus aos 25 anos de idade, e foi um dos primeiros jesuítas a chegar ao Peru, 1569. Nessa cumprida e complicada viagem missionária começou a estudar a língua indígena quéchua, que acabará por dominar perfeitamente.

Em 1572 encontramos o Pe. Barzana em Cuzco, onde tentou catequizar sem sucesso o chefe inca Tupac Amarú (no desenho acima). No ano seguinte, está em La Paz, na fundação do colégio. Em 1574 se encontra em Arequipa e Potosí pregando em quéchua, e um ano depois se encontra já na região do lago Titicaca, pregando em aymara. O que Anchieta foi no Brasil, Barzana foi no Perú, Bolívia e Paraguai.

Em 1594, escreve desde Asunción, Paraguai, onde diz que embora tenha estudado o guarani, não o fala com perfeição… E, como se tudo isto fosse pouco, pediu até para ir, como missionário, na China.

Este homem incansável morreu esgotado em Cuzco, no dia 31/DEZ/1597.

Alonso de Barzana está em processo de beatificação.
Volver arriba